A decisão da Copa Libertadores de América de 2019, marcada para acontecer em jogo único na cidade de Santiago (Chile), virou motivo de preocupação para a Conmebol.
O Estádio Nacional, palco escolhido para a partida da decisão, irá receber um show da banda Iron Maiden no dia 15 de outubro, após apresentações no Rio de Janeiro (dia 4) e em Buenos Aires (dia 12).
No entanto, a Conmebol já enviou um comunicado à Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP), no qual solicita que o estádio não receba nenhum evento que não seja esportivo nos 60 dias que antecedem a final.
Em 2018, as finais da Libertadores (ainda em jogos de ida e volta) estavam marcadas para 10 e 24 de novembro. No entanto, o primeiro jogo aconteceu no dia 11, por causa das chuvas, enquanto o segundo aconteceu somente em 9 de dezembro, em decorrência de atos de violência de torcedores. Mantido o padrão, a janela de datas em 2019 pedida pela Conmebol seria encerrada em setembro.
A principal preocupação da entidade máxima do futebol sul-americano é com o gramado do Estádio Nacional de Santiago para a decisão. A ANFP ainda decidirá o que fazer, mas a Conmebol não vê risco neste momento de trocar a sede da final da Libertadores 2019.
Fonte: UOl