O líder do Megadeth, Dave Mustaine, conversou com a revista Planet Rock e na entrevista Dave comenta o quão duro foi ser expulso do Metallica e o quão aquela situação o inspirou a começar uma nova banda.
“Não foi nada fácil escapar da sombra do Metallica. Demandou muito esforço e energia para começar uma nova banda do zero, sem contar que você tem uma banda imensa pisando na sua cabeça toda vez que você coloca a cabeça para fora d’água”, disse Dave.
Os membros do Metallica sempre foram respeitosos ao falar sobre a demissão de Dave, como feito em 2016 pelo guitarrista Kirk Hammett: “Eu sempre vi Dave como alguém muito, muito, triste, bravo e frustrado por conta de sua situação com o Metallica. Ele nunca deixou pra lá! Eu sempre mostrei muita empatia por ele, entendo que ele só estava puto. É equivalente a mulher da vida te deixando”.
Mustaine não foi indicado ao Rock And Roll Hall Of Fame junto do Metallica em abril de 2009. O baterista Lars Ulrich explicou depois que “Mustaine nunca tocou em nenhum disco do grupo. Sem desrespeitá-lo! Mas teve uma dúzia de pessoas na banda naquela época. Nós pensamos que o justo seria incluir pessoas que tocaram em discos do Metallica”.
“Dave Mustaine ficou na banda por onze meses – predominantemente no ano de 1982. Eu não estou tentando jogá-lo para baixo, pois eu tenho muito respeito e admiração por suas conquistas desde então”, finalizou Lars.