Para alguns desinformados a época do rock psicodélico está no passado distante e alheio ao teor sonoro contemporâneo, no entanto, a verdade é que o estilo está vivo e gozando de uma vivacidade e disposição ímpar, fabricando obras dignas da vanguarda do estilo. E um ótimo exemplo que sustenta a afirmação anterior é o novo álbum do grupo alemão Kadavar, Rough Times.
Rough Times, que tem lançamento nacional via Shinigami Records/Nuclear Blast, é o quarto registro de estúdio na carreira dos alemães e transpira, nota a nota, os maravilhosos cacoetes do rock n’ roll vintage, ou seja, os refrãos grudentos estão presentes e em profusão; a energia visceral do estilo é o fio condutor em toda a obra e o bem vindo e despretensioso quê de rock de garagem faz a famigerada frase: menos é mais, tomar vida e corpo como poucas vezes na história recente do rock n’ roll.
A dupla de ataque: a faixa homônima ao álbum e Into The Wormhole mostra de imediato ao ouvinte que peso, riffs sujos e cativantes são a tônica em todo o trabalho. Se perdurou alguma dúvida em relação ao poderio sonoro dos alemães, a peso pesado Skeleton Blues vem chutar para bem longe quaisquer resquícios de ceticismo e descrença.
As influências do Kadavar ficam evidentes e notórias em músicas como Die Baby Die, onde sua introdução bebeu na fonte fecunda do Deep Purple, enquanto Words of Evil, com sua levada à la Paranoid rememoram a pujança do grande Black Sabbath. Todavia, vale comentar que as bandas citadas anteriormente estão presentes como influência e inspiração, passando muito longe de um decalque fajuto ou pastiche.
Os momentos introspectivos e contemplativos estão presentes em canções como The Lost Child e You Found The Best In Me e no rockão lisérgico, Tribulation Nation, contribuindo para um equilíbrio no álbum, o que facilita, e muito, a audição na íntegra de Rough Times. Diferente do encorpado e intenso cover de Helter Skelter (The Beatles), a performance de À l’ombre du temps nada soma ao ótimo trabalho do trio.
O Kadavar rechaça quaisquer maledicências sobre o rock psicodélico e pesado de Rough Times, provando que boas doses de inspiração e criatividade são os ingredientes perfeitos para criação de grandes músicas.
Track list de Rough Times:
1. Rough Times
2. Into The Wormhole
3. Skeleton Blues
4. Die Baby Die
5. Vampires
6. Tribulation Nation
7. Words of Evil
8. The Lost Child
9. You Found The Best In Me
10. À l’ombre du temps
11. Helter Skelter
Nota: 7