Para quem já passou da fase ingênua da vida e não acredita mais nos Contos da Carochinha e sabe que o mundo é um lugar competitivo e atroz, e de tal forma compreende que todas as áreas sofrem ingerência, direta ou indireta, dos citados adjetivos, seja da ciência milenar, a medicina, as artes como o universo musical. Dito isso, ainda que o objeto em questão seja de cunho abstrato e se baseie nas mais variadas gamas de emoções como é o da música, não é segredo que o negócio em torno gera investimento, expectativa e resultado.
A estreia do grupo Cellar Darling estava sob grande expectativa, já que o trio: investimento, expectativa e resultado, como comentado, prevalece nas artes também. Além disso, o lançamento era aguardado com certa impaciência, uma vez que a banda tem em sua linha de frente músicos do teor de Anna Murphy (vocal, viela de roda), Merlin Sutter (bateria) e Ivo Henzi (guitarra e baixo), todos ex-membros do conhecido e festejado Eluveitie, ou seja, as apostas eram grandes e foram apaziguadas com o ótimo debute This is the Sound.
This is the Sound, que tem lançamento pela Shinigami Records/Nuclear Blast, presenteia o ouvinte do primeiro ao último acorde com canções inspiradas e encantadoras. O ‘open act’ com Avalanche, que agradará, e muito, os fãs do Eluveitie, dissipará boa parte do ceticismo em torno da banda. Mas vale ressaltar que Cellar Darling não é pastiche fundamentado à sombra de Eluveitie, uma vez que músicas como Black Moon, Hullaballoo, The Hermit e Starcrusher têm personalidade e traz uma bem-vinda pegada moderna e pesada.
O conteúdo lírico é maduro e pertinente, transitando em temas como os dramas de amor, guerra e pobreza, e merece crédito extra a bela interpretação vocal de Anna Murphy. A boa produção, a cargo do próprio grupo, contribui para o sucesso do disco, onde o capricho na timbragem dos instrumentos, bem como o equilíbrio entre eles proporcionam uma agradável audição.
Música como a introspectiva Water encontram eco em temas como Rebels, …High Above These Crowns e Mad World. Se o fã de Anna & CIA reivindica e reclama o uso de instrumentos folclóricos, pois eles estão presentes temperando todo o trabalho com fortes salpicadas de folk metal em meio aos criativos riffs e refrãos.
Cellar Darling pode ser nome novo no mercado fonográfico, no entanto, está sob a batuta de uma galera experiente e talentosa, então, deu no que deu: um álbum de estreia caprichado e que já deixa um agradável sabor de quero muito, muito, mais. E aquela história de investimento, expectativa e resultado, This is the Sound fora mais do que bem sucedido no balancete final.
Track list de This is the Sound:
1. Avalanche
2. Black Moon
3. Challenge
4. Hullaballoo
5. Six Days
6. The Hermit
7. Water
8. Fire, Wind & Earth
9. Rebels
10. Under The Oak Tree
11. NHigh Above These Crowns
12. Starcrusher
13. Hedonia
14. Redemption
Faixas Bônus:
15. The Cold Song
16. Mad World
17. The Prophet’s Song
Nota: 8