O documentário American Valhalla conta a história da colaboração entre Iggy Pop e Josh Homme que teve como resultado o aclamado disco Post Pop Depression (2016) e uma turnê mundial em seguida. Em uma nova prévia do filme, os dois artistas refletem sobre o que tornou o trabalho deles especial.
“Conforme nós fomos nos conhecendo, você me surpreendeu”, Homme diz a Pop no vídeo. “Você realmente veio com uma mente aberta e dizendo: ‘Sim, eu sei o que eu já fiz mas estou aqui para… olhar adiante.” Pop concorda, acrescentando: “Meu alcance, de várias maneiras, foi expandido na criação desse disco.”
O clipe também mostra cenas das gravações de Post Pop Depression, que aconteceram no Rancho De La Luna, em Joshua Tree, no estado norte-americano da Califórnia. Pop, Homme e outros músicos que estão no álbum – o baixista Dean Fertita e o baterista Matt Helders – leem trechos em voiceover que evocam a atmosfera familiar das sessões de gravação e explicam como a localização do estúdio em meio ao deserto contribuiu para o processo.
Com o nome emprestado de uma faixa do Post Pop Depression, American Valhalla foi codirigido por Homme e o cineasta Andreas Neumann. O documentário será lançado via More2Screen e Eagle Rock Films em alguns cinemas canadenses nesta quinta, 29; nos Estados Unidos, estreará no dia 11 de julho. Não há sessões marcadas em cinemas brasileiros.
American Valhalla chega em meio a um período de agenda cheia para Pop, com o cantor de 70 anos colaborando com nomes desde Danger Mouse até o produtor experimental Oneohtrix Point Never e o pianista de jazz Jamie Saft. Homme, por enquanto, tem shows marcados até o final do ano e está se preparando para o lançamento do novo disco do Queens of the Stone Age, Villains, no dia 25 de agosto.