O documentário Sepultura Endurance, que será lançado no Brasil no dia 14 de junho, terá alguns trechos mudos. Os irmãos Iggor e Max Cavalera não liberaram o uso das faixas Roots e Attitude para o projeto e alguns momentos do longa devem ficar sem som.
O diretor Otávio Juliano justificou sua escolha em entrevista à Folha afirmando que “Nós abaixamos o volume das músicas que não poderiam ser executadas e explicamos para a plateia. Então, as imagens deles tocando ao vivo ficaram mudas, foi a forma da gente protestar”, se referindo a estreia internacional do projeto realizada em Los Angeles, no último dia 21 de maio – veja teaser abaixo.
A restrição sobre o uso das faixas é amparada pela Lei de Direitos Autorais 9.610/98, art. 29, a qual indica que a utilização, direta ou indireta, de trabalho literário, artístico ou científico depende de autorização prévia e expressa do autor. No caso das faixas do Sepultura, os irmãos Cavalera detém 50% dos direitos enquanto Paulo Xisto e Andreas Kisser detém os outros 50%.
Até o momento nem os irmãos Cavalera nem seus advogados se pronunciaram sobre o caso. Sepultura Endurance chega aos cinemas nacionais no dia 14 de junho.
Fonte: Omelete