Icônico vocalista do Led Zeppelin, o cantor Robert Plant completa 74 anos neste sábado, 20. Em comemoração ao aniversário do renomado e inconfundível artista, separamos dez fatos curiosos sobre a vida pessoal, juventude e carreira de Plant.
Nascido em 20 de agosto de 1948, na Inglaterra, Robert cresceu admirando grandes nomes do Blues e, aos 16 anos, iniciou sua carreira de cantor. Em 1968, então, após entrevistas com Jimmy Page e John Paul Jones, entrou para o Led Zeppelin.
Confira abaixo 10 curiosidades sobre Robert Plant:
Segunda opção
Em meados de 1968, enquanto tentava formar uma banda ao lado de John Paul Jones, o guitarrista Jimmy Page convidou Terry Reid para o posto de vocalista do grupo. Reid, entretanto, recusou a possibilidade e sugeriu que Robert Plant entrasse em seu lugar.
Foi assim que o eterno vocalista do Led Zeppelin iniciou o processo de testes e entrevistas com os dois outros membros do grupo. Uma vez aprovado por Page, Jones e Peter Grant, o empresário da banda, Plant acabou participando de uma gravação ao lado de Alexis Corner, em setembro de 1968, que gerou a faixa ‘Operator’.
Band of Joy
Criada em 1965, a banda já teve várias formações, incluindo uma com Robert Plant como vocalista — até que ele chegasse ao Led Zeppelin. Anos mais tarde, já em sua carreira solo, Plant reviveu o nome do grupo para o projeto Robert Plant & the Band of Joy. Com uma turnê, o álbum da colaboração tornou-se um dos 30 melhores de 2010, segundo a Rolling Stone.
Reconhecimento britânico
Conhecido mundialmente por seus vocais poderosos e por sua presença de palco, Plant já foi condecorado pela Monarquia Britânica. Isso porque, em 31 de dezembro de 2008, o cantor recebeu, da Rainha Elizabeth II, o título honorífico de Comandante do Império Britânico.
Movimentos sutis
No palco, Robert Plant costuma dar sinais sutis com seu corpo, a fim de comunicar sua banda sobre o que está pensando. Se, durante um show, o cantor for visto abaixando seu ombro direito, por exemplo, pode ser que ele esteja querendo abaixar o nível ou a dinâmica da apresentação, para que ele possa apreciar os próximos versos que irá cantar.
Juventude
Apaixonado por shows em clubes e pubs da Inglaterra, Robert Plant sempre encontrou um jeito de assistir o máximo de apresentações que pudesse em sua juventude. Ao lado de John Bonham, baterista do Led Zeppelin, por exemplo, o cantor costumava roubar gasolina de carros nas estradas de Birmingham, a fim de conseguir dinheiro para os ingressos.
Família
Casado com Maureen Wilson entre 1968 e 1983, Robert Plant teve três filhos, Carmen, Logan e Karac, que faleceu em meados de 1977, vítima de uma infecção no estômago — sua partida, inclusive, inspirou faixa All of My Love’, do Led Zeppelin. Anos mais tarde, em 1991, Plant teve um quarto filho, dessa vez com Shirley Wilson, sua ex-cunhada, irmã de Maureen.
“Ele é normal?”
Em 2007, Robert Plant lançou o álbum Raising Sand, ao lado da cantora norte-americana Alison Krauss — produção que chegou a receber prêmios em 5 categorias do Grammy. Intérprete de country e bluegrass, no entanto, a artista chegou a questionar se tinha algo de errado com Plant. Após conversar com os filhos do cantor, ela chegou a afirmar que os herdeiros de Robert “queriam um pai de verdade e não aquele crianção”.
12 anos de Led Zeppelin
Robert Plant esteve à frente do Led Zeppelin durante 12 anos de sua carreira. A icônica banda de rock só acabou em 1980, quando o baterista John Bonham faleceu. A partida do amigo foi tão impactante que, para Plant, não teria sentido continuar o Led Zeppelin sem o integrante.
Carreira solo
Após o fim do Led Zeppelin, Robert Plant decidiu dar uma chance à sua carreira solo. Anos mais tarde, com impressionantes 15 discos lançados, o cantor já trabalhou com diversos artistas, incluindo Jimmy Page, com quem lançou o renomado projeto Page & Plant — reunião que rendeu um vídeo inédito, adorado pelos fãs, em 1994.
Aposentadoria
Com tantos sucessos e fãs incrivelmente leais, Robert Plant acredita que ser músico é um “trabalho para a vida toda”. Por isso, quando questionado por jornalistas sobre uma suposta aposentadoria, o cantor costuma demonstrar bastante indignação.
“As pessoas me dizem: ‘Bem, você já deve ter feito o suficiente’, mas o suficiente de quê? O suficiente para se aposentar?,” disse Plant, certa vez, ao Telegraph. “Imagine a bênção de continuar por mais 40 anos na estrada? E eu ainda não sei o suficiente para parar. Sempre há algo novo para aprender; algum lugar novo para ir. Eu amo isso”.
Fonte: Rolling Stone Brasil