A linha de ônibus polonesa nacionalmente conhecida como “Rota 666” que leva passageiros para a cidade de Hel (com um L só mesmo) mudou para a linha 669. Esta decisão foi tomada pela direção da empresa de transportes PKS Gdynia, que cedeu à pressão de queixas motivadas por questões religiosas.
Mas a publicação Tojmiasto.Pl informou que há tantos adeptos da numeração 666 que a operadora está considerando retomar a antiga numeração.
A popularidade da linha 666 para Hel resulta do jogo de palavras e do simbolismo religioso. De acordo com a Bíblia, os três seis representa o número da Besta, e a palavra inglesa Hell significa inferno.
A linha opera com esse número desde 2006. Primeiro foi uma atração turística local, depois um meme nacional, e graças aos turistas estrangeiros, visitando massivamente o norte da Polônia, sua popularidade ultrapassou as fronteiras do país.
Como a Polônia é uma nação predominantemente católica, grupos religiosos alertam que a rota se tornou um ponto turístico para satanistas e acusam a empresa de ônibus de lucrar em cima desse terror.
A Rota 666 passa por boa parte da costa do Mar Báltico, uma região que possui quilômetros de praias arenosas e é um destino turístico bastante popular. Ou seja, Hel fica numa espécie de paraíso.
Fonte: 89FM